domingo, 22 de março de 2015

Fogo Técnico - o que é e em que consiste!?



Fogo Técnico é o uso do fogo que comporta as componentes de fogo controlado e de fogo de supressão;

O Regulamento do Fogo Técnico, anexo ao Despacho n.º 7511/2014, de 9 de junho, atribui ao ICNF I.P. as competências de reconhecimento da formação em fogo controlado, a credenciação de técnicos em fogo controlado, a gestão da base de dados nacional do fogo controlado, bem como a credenciação de operacional de queima.
Um operacional de queima surge como uma figura operativa qualificada para o efeito para executar fogo controlado e fogo de supressão, sob as orientações de técnicos credenciados nas respectivas modalidades.
De acordo com o mesmo Regulamento, a gestão das normas que enquadram o fogo de supressão, bem como a credenciação de técnicos em fogo de supressão, são da competência da ANPC - Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Fogo Controlado:
O fogo controlado consiste no uso do fogo na gestão dos espaços florestais, sob condições, normas e procedimentos conducentes à satisfação de objectivos específicos e quantificáveis em planos de fogo controlado, que é executado sob a responsabilidade de um técnico credenciado ou sob a sua supervisão



Uso do fogo controlado
O fogo controlado é executado, segundo planeamento previamente aprovado nos termos do presente Regulamento, por técnico credenciado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF, I. P.), ou sob a sua responsabilidade e supervisão.



Fogo de Supressão:
O fogo de supressão consiste em técnicas que pretendem a extinção de incêndios florestais através da utilização de fogo, localizado estrategicamente para o efeito, compreendendo o fogo táctico e o contrafogo.


«Contrafogo» o uso do fogo no âmbito da luta contra os incêndios florestais, consistindo na ignição ao longo de uma zona de apoio, na dianteira de uma frente de incêndio, de forma a provocar a interacção das duas frentes de fogo e a alterar a sua direcção de propagação ou a provocar a sua extinção.

«Fogo táctico» o uso do fogo no âmbito da luta contra os incêndios florestais, consistindo na ignição de um fogo ao longo de uma zona de apoio, com o objectivo de reduzir a disponibilidade de combustível e desta forma diminuir a intensidade do incêndio, terminar ou corrigir a extinção de uma zona de rescaldo de maneira a diminuir as probabilidades de reacendimentos, ou criar uma zona de segurança para a protecção de pessoas e bens;


Mais informação:
Fogo Técnico - legislação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do Blog